sexta-feira, 23 de abril de 2010

Agnosticismo

Nasci em família protestante, mais precisamente presbiteriana. Estudei sempre em colégio católico. Criança li toda a Biblia, impulsionada pelo imenso desejo de decifrar aquilo que as religiões não podiam me explicar. Assim, além das religiões mencionadas, pesquisei profundamente o espiritismo, li sobre o budismo, o islamismo e todas as seitas e segmentos que abordavam o assunto. Só depois dos cinquenta anos tornei-me agnóstica e interrompi a frenética procura. Descobri que só posso saber com certeza de duas coisas: 1-existe uma força suprema que rege todo o universo; 2-sou tão pequena que nunca vou alcançar os seus mistérios. Portanto, resolvi que cabe a mim apenas viver cada momento, seguindo a ética da minha consciência, que não por acaso, coincide com os princípios básicos de todas as religiões. Acho que a dor extrema me ensinou isso. Finalmente serenei.

3 comentários:

  1. É verdade mamãe!Ainda em que tenho a senhora pra me orientar e não ficar batendo a cabeça!!beijos,amo!

    ResponderExcluir
  2. Marta, sua concepção sobre a religiosidade é incrível! Continue firme sempre. Um abraço...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Marta, por esta mensagem para as mães.Nós sabemos o quanto essa tarefa é árdua, quanto gratificante. Parabéns para você também!

    ResponderExcluir