quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cantadas de Pedreiros

A cada dia ficam mais escassas as famosas cantadas de pedreiros. Os peões de obra faziam verdadeiras terapias, aumentando a auto-estima das mulheres, que em sua maioria faziam de conta que não estavam ouvindo, mas quando eles não estavam mais vendo, exibiam um sorriso maroto, pois além de engraçadas, as cantadas eram distribuídas generosamente, mesmo para aquelas menos favorecidas. Lembro-me que um dia, uma amiga chegou em minha casa genuinamente triste, achando-se horrorosa, porque passara frente a uma obra e não ouvira nem mesmo um assovio. Tive que explicar-lhe que algum fato extraordinário devia estar acontecendo quando ela passou, porque se assim não fosse, jamais ela passaria imune. Hoje um fato sociológico vem fazendo com que o papel dos pedreiros esteja se transferindo para os garis dos caminhões de coleta de lixo. Acho que as leis do trabalho com seus tapumes e equipamentos de segurança, estão isolando os "poetas" das suas "musas". Assumem aqueles que antes eram calados, mas não sei através de qual arranjo ou código secreto, receberam a sublime missão de continuar o trabalho abnegado de seus machos companheiros. Aconselho a quem tem sentido falta de uma boa cantada cafajeste, nem que seja para dar uma risada, que deixe seu carro e passe displicentemente perto de um caminhão de lixo. Eles ainda não estão muito afiados, mas há que se considerar que estão começando agora e dar-lhes um desconto...Rsrsrsrsrsrs...

Um comentário:

  1. É isto aí, Marta, também sinto falta destas cantadas, embora fingia que não as ouvia. Mas isto, há muito tempo atrás, quando andar a pé era mais corriqueiro. Certa vez, passei por uma construção vestida de verde, e um som saiu: Nossa, se verde já é bom, imagine quando madurar. E não é que há dois dias depois passei lá vestida na cor laranja,( acho que foi de propósito, nem me lembro mais, kkkk" )e não foi que a mesma voz soou:" Nossa! Madurinha, madurinha, cai no chão não, cai aqui na minha mão". Meu ego subiu, minhas bochechas enrubesceram, mas, mesmo fingindo nada ter ouvido, rebolei um pouco mais e cheguei em casa feliz da vida!!!

    ResponderExcluir